Atuação contemporânea para o audiovisual com Pedro Nogh

Oficina pretende apresentar as novas tendências da atuação para filmes e series, promovendo um diálogo fino com a linguagem dos produtos de sucesso de TV fechada (HBO, FOX) e streaming (NETFLIX, AMAZON PRIME, HULU).

Através de exercícios focados na interpretação para o vídeo e na construção do personagem naturalista, com técnicas modernas de coach e preparação de elenco, a oficina tem como principal objetivo estimular a imaginação, criatividade e proatividade dos atores neste processo. Simultaneamente às investigações práticas, serão desenvolvidas algumas reflexões teóricas sobre o ofício do artista e referencias atuais.

Durante os três meses de treinamento, serão trabalhados os principais conceitos da atuação contemporânea: limpeza, raiz, foco e temperatura.Partindo de dinâmicas utilizadas em sistemas modernos de coach, desenvolve de maneira prática, ferramentas que favorecem a relação do ator com a câmera, bem como a construção da personalidade física do personagem. O jogo entre os atores e a escuta abstrata serão trabalhados a exaustão, para que se torne um elemento completamente orgânico antes mesmo de existir um texto a ser falado. 

Além disto, serão investigados especialmente os sentimentos e estados emocionais, a partir da exploração de uma paleta elaborada por Pedro Nogh, inspirada no estudo do jogo do Rasaboxes. Baseado na teoria da Rasa (sabor), apresentada nas escrituras sagradas da arte clássica indiana (Natyasastra), e fundamentado em teorias e práticas contemporâneas da psicologia e da neurociência, o jogo desenvolvido pelo americano Richard Schechner, treina atores a partir da pesquisa de estados emocionais específicos, divididos em diferentes caixas (Boxes).

Com exercícios específicos calcados na exploração do repertório de sentimentos de cada indivíduo, os artistas descobrirão as possibilidades de construção e desenvolvimento das camadas de um personagem, trabalhando diferentes estados emocionais. Aliado a isto, são aperfeiçoados a escuta e o contagio entre os atores, com ferramentas que favorecem a relação do ator com a câmera, a gramática e a dramaturgia contemporânea dos produtos audiovisuais.

A oficina tem como finalidade preparar o ator para trabalhos de longo prazo, possíveis participações, testes e pensar o Mercado de trabalho: suas novas perspectivas de inclusão, oportunidades e descobertas de novos talentos. 

Ao final do treinamento, os atores gravarão uma cena, em dupla, que poderá ser utilizada em seu portfólio.

Pedro Nogh – Cineasta, preparador de elenco e diretor de teatro, integra a equipe de professores do curso regular e da faculdade CAL no Rio de Janeiro. Trabalhou no desenvolvimento das novelas "O Sétimo Guardião” (2019), “O Tempo Não Para” (2018), “Deus Salve o Rei”(2018), “Malhação – Vidas Brasileiras”(2018), “Malhação – Viva a Diferença (2017/18), “Os Dias Eram Assim”(2017), “Sol Nascente”(2016/17), na TV Globo. Desde 2004 trabalha em televisão, atuando como diretor e roteirista em empresas como, TV Globo, Globosat, TV Brasil, Conspiração Filmes em programas que foram ao ar nos canais SPORTV, GNT, VIVA, GLOBOSAT+, SESCTV.

Compartilhar
A ponte entre nós
13.09 - 05.10
Alberto Rosenblit Quinteto
20.09
Tributo ao rock nacional - Dr. GG e os Impacientes
21.09
Lá na gafieira
25.09
Duca Leindecker
26.09
LUIS KIARI
24.10
Aulas de música no Solar de Botafogo
26.07 - 26.07
A loja que vende sonhos
19.10 - 27.10
Anjos de vidro
12.10
Prática de interpretação com montagem de espetáculo
10.08 - 10.12